Arrasando no carnaval!


Uma aluna aqui em casa

Quando a gente se torna mãe, torna-se também um pouco polvo, desses polvos cheios de braços que sevem para abraçar o filho por todos os lados. E, assim, bem apertadinho, protegê-lo das armadilhas desse nosso mundo louco...

Mas aí, o filho dá de crescer. E bem ligeirinho que é só pra apertar o coração da mãe. Ele cresce tanto e tão depressa que os braços de polvo, antes muitos e compridos, tornam-se agora incapazes de cercá-lo por todos os lados.
De repente ele já anda, já diz que não, escolhe a roupa, passa a noite fora de casa... e, mais rápido do que se imaginava, chega aquele dia: o dia em que ele vai para escola.

E a escola, minha gente, é aquele mundo grande, muito grande, onde você não está, onde você não age, onde você não vê. E é preciso muita confiança para soltar o seu pequenino lá dentro. Por que lá, certamente, ele vai cair, vai se assustar, vai se magoar, vai chorar, vai gritar e vai sofrer.
Mas também é lá que ele vai se levantar, fazer amigos, respeitar , dividir, descobrir, inventar, cantar, sorrir, brincar e crescer. E a gente vai ver isso só de longe, só em casa, com as notícias que ele vai trazer.

O curioso é que é exatamente por isso que a escola é tão importante. Porque, somente longe dos olhos e dos braços da mãe é que o filho vai poder tornar-se forte. E, sendo forte, ele vai aprender uma coisa fundamental para ter sucesso na vida: ele vai aprender a defender-se sozinho das armadilhas desse nosso mundo louco... porque braço de mãe polvo, bem que podia, mas não dura eternamente.Então, eu desfiz os nós dos meus braços de polvo e soltei minha pequena naquele mundo grande chamado escola. Tudo bem que os meus nós nunca foram tão apertados assim, porque a própria Malu já nasceu como o pai e como a mãe, gostando de uma independência...
Ela está se adaptando bem, chora um pouco, sente sono, mas também se diverte. O mais importante é que parece que ela está gostando da escola e isso já é o suficiente para eu me sentir mais tranquila.
Ainda estamos no começo, então eu volto daqui um tempinho para contar com mais detalhes. Por enquanto deixo as fotos desse momento especial.